quarta-feira, 14 de julho de 2010

Insignificância (homenagem)

Meu amigo Jonathan, recentemente fez um post que, eu concordo em número, grau e gênero.
Quando uma pessoa te diz "Oi, gosto de você", não significa que ela quis dizer "Oi, to afim de te beijar, te comer, casar com você".
Quando uma pessoa diz "Eu me preocupo com você", não significa "Eu to afim de te pegar, mas não vou falar diretamente".
E se uma pessoa te diz "Eu te amo", não significa "To afim de te pegar", ou "Pode me chutar, me esculachar e fazer o que bem entender, sou seu capacho".

As pessoas tem esse sério problema de ficar cheio de rodeios e firulas.
Não falar NA CARA o que acontece. O que sente.
Meu amigo de ontem, estava irritado por algo assim. (e sim, foi inutil o que eu falei, porque ele fez exatamente o que eu aconselhei ele a NÃO fazer)

Se alguém diz que te ama, é sinal que ama, não?
Eu não falo que amo minha namorada a toa.
Assim como eu não deixo de falar as coisas que me irritam nela.
Assim como eu não me calo quando tenho alguma coisa pra dizer a qualquer um.

Nas palavras desse meu amigo:
"Porra, ela me liga, diz estar gostando de mim, chegou a falar que eu sou o tipo de cara que ela curte. Agora fui atrás dela, e ela vira me dizer que eu entendi tudo errado."
Injuriado porque acha que a menina tem alguma coisa contra ele.
Porra nenhuma.
Ela é só mais um ser humano, que erroneamente, não diz o que quer, o que pensa, logo de cara.
Faz firulas.
E as pessoas entendem tudo errado.
Compreendem todos os sentidos das coisas, de forma errada.

Tentam dar sentido a coisas inúteis, que NÃO tem sentido, e acabam entendendo tudo errado.

Há muuuuuito tempo atrás, muito tempo atrás MESMO, antes de Amanda surgir (deixar bem claro, né... se não, já vão entender errado), eu tinha amizade com uma menina de...... putz, não lembro o estado. Sei que ela não era brasileira.
E o TEMPO TODO a gente brigava, porque ela entendia TUDO ERRADO o que eu falava, e achava toda hora que eu tava dando em cima dela ou coisa do tipo.
Alguém de fora do Brasil entender errado o que a gente está dizendo, é normal.

Mas porque, nós, brasileiros, que vivemos no mesmo país, sofremos tanto com a comunicação?
Porque quando a gente fala "Dois", as pessoas entendem "Cinco" ?

Porque, com uma língua tão rica e cheia de termos, palavras e tudo mais, nós sofremos TANTO ao nos comunicarmos?

Por que?
Eu tento explicar aos clientes do meu escritório o que está errado , mas eles simplesmente, não entendem!
Ou entendem tudo errado!!!

Cheguei em casa hoje pra almoçar (e ainda não almocei, porque perdi o apetite com os acontecimentos de hoje), meu pai segurava minha sobrinha no colo e minha mãe estava almoçando. Sempre naquele clima de velório, faltando só uma névoa pra completar o cenário de funeral.
"Ricardo, tem morango pra comer de sobremesa. Seu pai comeu, achou ruim. Eu comi e achei ruim. Rebeca comeu e também não gostou."
Falei que nem pra ter um leite condensado pra colocar ali pra comer junto, a gente não tem.
"Eu compro leite condensado aqui, você abre, come duas vezes, deixa na geladeira e perde tudo. Tem que abrir e comer."
Meu pai disse depois "Tem que abrir e colocar num potinho separado, pra não estragar".
Minha mãe "E comer né!"
Meu pai "É, não dá pra falar com sua mãe por perto, só fala..." e não lembro do resto, porque apaguei e subi pro meu quarto. Desisti de tentar salvar eles, ou de salvar qualquer um, sendo que não consigo nem salvar a mim mesmo.

Uma comunicação mal compreendida. Ela só falou que tinha que comer. Ele entendeu que tinha que comer tudo de uma só vez.
Porra, na faculdade eu tive aula de comunicação empresarial. Será que eu me expresso tão errado assim?
Mesmo quando tento dizer algo só para alertar, ainda dou a entender que sou tão lixo assim?

Comunicação.

Eu me sinto insignificante.
Deve ser, porque eu realmente seja.

Bom... não posso fazer nada.
As pessoas tem idéias formadas em suas cabeças.
E quando elas concretizam essas informações em suas mentes, por mais que peçam opinião, conselho, conversem, finjam quererem mudar, NADA faz isso mudar.
Quando alguém encana que você quer seu mal, vai ser assim.
Quando alguém enfia na cabeça que não vai conseguir tirar tal música, não consegue.
Quando alguém encana que está na foça, vai ficar na foça.
Quando alguém encana que não tem amigos, ela fica sem amigos.
Quando você encana que um quadro numa parede tem algum significado, você vai ficar a vida toda achando um significado pra isso, e acreditar que é verdade.

Não sei dos outros... mas EU não consigo mudar a cabeça das pessoas.
Seja pra bem, ou pra mal.

E eu desisto de tentar salvar as pessoas.

Como vou querer fazer isso, se não estou conseguindo nem ME salvar?

Aquariano. Não sei porque, sinto um conforto ao pensar nisso... como se eu fizesse parte de alguma coisa.

Mas é tão inútil... que quanto mais eu tentar me consertar e consertar as pessoas, mais eu vou quebrar a todos.

Então, é silêncio.
Calado e mudo.
Adios.

http://restlessnowhere.blogspot.com/2010/07/insignificancia.html?zx=9bd57cb3c39a3d6f
Homenagem.

Um comentário:

  1. Obrigado, Ricardo! Fico honrado em saber que meu post foi de utilidade para meus amigos, e de saber que mais pessoas pensam como eu e/ou tiveram problemas parecidos.

    Todos somos insignificantes. O problema é que a gente cresce aprendendo um monte de mentiras e passa a vida toda tentando procurar o sentido da mesma em vez de simplesmente aproveitá-la.

    Não reclame por ser insignificante, amigo: aproveite. Todos somos, todos devemos.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir