domingo, 31 de julho de 2011

Dia 11 - O que aprendeu com a vida, até hoje?

Antes de ler este post... abra este link: http://www.youtube.com/watch?v=qZH7KKJ0Fy4 (é obrigatório estar ouvindo isso)

Desde criança, muita coisa ruim e boa aconteceu na minha vida. Na minha adolescência também. Quando fiz 18 anos. E a cada ano que se passou depois, sempre novos aprendizados. Mas a capacidade para entender cada ano de vida que se passa, comecei a ter no começo deste ano. E melhor ainda (bem melhor) recentemente, nos últimos meses. Analisando quase toda minha vida.
E eu posso dizer que aprendi tanta coisa. Tantas coisas... e obviamente, o que mais me fez aprender, foi o que passei recentemente. Porque é como sempre se lê por aí. Sem dor, não há ganho. E eu aprendi muita, muita, mas muita coisa mesmo, com tudo que me aconteceu. O sofrimento, a tristeza, a angustia, o desespero, a saudade, o amor, a falta, a distância.
E não posso dizer que aprendi uma única coisa. Foram tantas...
Aprendi que a gente não pode depender tanto de alguém, porque um dia, esse alguém não estará mais ao teu lado. Não importa o motivo, não estará. E se essa pessoa for uma parte de você, ainda mais se for uma parte importante, será uma dor inigualável. Então, não se pode depender tanto de uma pessoa. Temos que ser mais independentes.
Mas não também ao ponto de ter total desapego a todas as pessoas. Sempre fui contra isso e sou ainda mais. Porque eu acho que quem tem a capacidade de amar tanto uma pessoa, é algo admirável. É lindo e único. Mas infelizmente, eu tenho e não gostaria de ter.
Porque também aprendi que estamos rodeados de pessoas ruins e que, assim que tiverem a chance, irão fazer de tudo pra te apunhalar pelas costas. As vezes, pessoas que você nem considera tanto. As vezes, pessoas pelas quais você botaria sua mão no fogo.

Aprendi que ser feliz, depende apenas da gente. Que se é o que realmente você procura, tem que ir em busca. Correr atrás disso. E quando menos perceber, ela será parte de você.
Que não adianta buscar isso em outras pessoas. Pois se você não a achar nem dentro de você, como poderá achar em outra pessoa?

Aprendi que não se deve ser uma metade. Ser meio. Para encontrar sua outra metade. E sim, ser um inteiro, para encontrar outro inteiro, e agregarem-se. Só assim, pode-se haver uma união bastante proveitosa.

Aprendi também que amigos de verdade, você sempre vai poder contar nos dedos das mãos. E esse foi um dos mais dolorosos aprendizados. Porque amigos são uma coisa muito importante para mim. E quando eu vi grande parte deles virando as costas para mim... me ferrando mais do que já estava ferrado... sendo falsos comigo... mentindo para mim... uns me chamando de irmão pela frente, e me matando por trás... isso foi realmente, algo difícil de engolir. E dos tantos que eu tinha, diminuíram para quase nada. No entanto, outros grandes surgiram. Os que realmente me querem bem. Que me ajudaram quando eu estava mal, que me parabenizaram quando fiquei bem. Que riram junto de mim nos bons momentos, e que não apenas passaram a mão na minha cabeça quando eu estava mal, e sim me mostraram o que havia acontecido de fato e o que eu devia fazer.

Com tudo que houve, sai do estado de estagnação. Percebi hoje, mais uma vez me analisando, que eu havia criado uma série de manias, medos e nojos, sem perceber. Coisas que já não fazem mais parte de mim. De toda essa mudança que me aconteceu, sendo a pessoa que sou agora, e que gosto de ser. Que aceito e admiro. Não com o orgulho besta de me achar foda. Mas de estar bem comigo mesmo. Claro, ainda existe aquela coisinha na cabeça "se eu fosse assim, talvez ela gostasse... se eu fizesse assim, talvez agradasse..." mas OUTRA coisa que aprendi também, é que as vezes, quando as coisas dão erradas, nem sempre é sua culpa. E as vezes, não há nada que você possa fazer. Porque não podemos mandar nas pessoas. E as pessoas precisam errar, assim como eu e você, que está lendo, aprendemos errando e continuaremos aprendendo.
E só quando a pessoa para, pensa e percebe o erro que cometeu, ela poderá dizer que tirou proveito de algo. Enquanto isso não acontece, continuará no caminho errado, afundando-se mais e mais naquilo que não está certo.

Aprendi que ouvir o que você QUER ouvir, é a PIOR coisa que existe. Pois te prende numa realidade falsa. E quando você encarar a realidade, será pior, pois não estará preparado para ver o que há lá.

Ah, e aprendi também que motofests não prestam. =P Porque grande parte das pessoas desgraçadas da minha vida, adoram e vivem nesses lugares. Sinal que não deve ser algo bom. Mas mesmo não gostando, ainda tenho meu compromisso com a banda e devo continuar indo tocar. Mas se dependesse de mim...

Enfim, uma pequena parte do que eu aprendi até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário